avião - significado y definición. Qué es avião
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es avião - definición

AERONAVE QUE NECESSITA DE ASAS FIXAS E MOTORES PARA SE SUSTENTAR NO AR
Aviões; Aeroplano; Aviao; Avioneta; Jatos; Avião a Jato; Aeronave de asa fixa; Aeroplanos

avião         
sm (fr avion) Todo aparelho mais pesado que o ar, empregado em navegação aérea: aeroplanos, helicópteros, ornitópteros etc
col: esquadrilha, flotilha
A. a jato:
avião sem hélices, propulsionado pelo princípio do foguete
A.-ambulância: o mesmo que avião de saúde
A. anfíbio: avião provido inferiormente de rodas e de flutuadores, o que lhe permite indiferentemente aterrar e amarar
A.-correio: avião destinado ao transporte de correspondência
A. de bombardeio: avião que se destina à destruição de objetivos
A. de caça: aeroplano militar ou naval de subida rápida, alta velocidade e excelente manobrabilidade, destinado a destruir aviões inimigos no ar; avião de combate
A. de carga: avião destinado e especialmente construído ou adaptado para transporte exclusivo de carga
A. de combate: o mesmo que avião de caça. A. de intercepção: avião de combate, leve, de subida rápida e alta velocidade, destinado à defesa contra aviões de bombardeio empenhados em reide aéreo
A. de observação: avião de tipo leve, que se destina à observação, quer das posições do inimigo, quer dos tiros da artilharia das forças a que pertence
A. de saúde: avião de tipo leve, destinado ao transporte de feridos, medicamentos etc.; avião-ambulância
A. de turismo: avião particular, de tipo leve, que se destina ao uso pessoal do seu proprietário
A.-escola: avião de tipo leve, com duplo comando, destinado ao ensino da pilotagem
A. foguete: avião com propulsão a foguete
A. leve: avião em cuja construção se visa acima de tudo à velocidade
A. militar: avião de guerra pertencente ao exército
A. naval: avião de guerra, hidroavião ou avião de terra, pertencente à marinha
A. postal: avião-correio. A.-tanque: avião de carga equipado com grandes tanques de combustível dentro de sua fuselagem, para transporte de querosene a bases aéreas avançadas ou para uso no reabastecimento de combustível em vôo.
Avião         
thumb|[[Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo.]]
Aeroplano         
m.
Apparelho aerostático, movido a vapor, e sustentado sobre planos ou lâminas, postos em acção por um motor da força de um cavallo.
Foi inventado recentemente, em 1896, por Langlei.
(De aéreo + plano)

Wikipedia

Avião

Um avião ou aeroplano é qualquer aeronave que necessita de asas fixas e motores para se sustentar no ar. Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação aérea. Essa definição de asa fixa também se aplica aos que possuem asas dobráveis, pois estas também só geram sustentação ao se deslocar todo o veículo.

Duas características comuns a todos os aviões são a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentação da aeronave e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar voo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões, portanto, necessita de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo na água (hidroaviões), outros são capazes de decolar e pousar tanto na água quanto em terra (aviões anfíbios) e alguns até mesmo sobre superfícies congeladas.

O avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro que existe, perdendo apenas para o elevador. É atualmente, também, o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (sem considerar os foguetes e os ônibus espaciais). Aviões a jato comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades em torno de 175 km/h ou mais em voo de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som (número de Mach - Ma) (1 Ma (343 m/s)).